quinta-feira, 8 de maio de 2014

 



A monarquia absolutista, com uma longa gestação no espírito da realeza, tornou-se a realidade dominante em França apenas durante o reinado de Luís XIV (1643-1715). A Fronda de 1648-1653 representou a última vez que seções  da nobreza territorial pegaram em armas contra a realeza centralizadora.


SKOCPOL, Theda. Estados e revoluções sociais.
Lisboa: Editorial presença, 1985.



O Antigo Regime estendeu-se em França até a Revolução Francesa de 1789. Um dos impedimentos á consolidação do poder monárquico era justificado pelas tenaz resistência da nobresa. Uma vez dominada a nobreza, consolidava-se a monarquia absoluta.


a) Cite duas cara características do Absolutismo.

O rei concentrava todos os poderes e poderia até criar leis sem aprovação da sociedade. Também poderia criar novos impostos e outros tributos de acordo com a situação ou novo projeto de guerra.
O monarca também podia interferir nos assuntos religiosos, conseguindo controlar o clero de seu país em alguns casos.
As camadas mais pobres bancavam ( por meio de taxas e impostos) os luxos e gastos do rei e sua corte. E se alguém fosse contrário aos interesses ou leis definidas pelos monarcas, eram tratados com violência (podiam ser presos, mortos ou apenas reprimidos) pelo exército do rei.
O sistema econômico do absolutismo era o mercatilismo, marcado pela interferência do Estado na economia, que predominava a ideia de que o acúmulo de riquezas iria acabar proporcionando um desenvolvimento maior para o país, assim como prestígio e reconhecimento internacional. Esse sistema taxava os produtos estrangeiros nas alfândegas (era a chamada proteção alfandegária ), acumulava metais preciosos, realizava os pactos coloniais e estimulava a industrialização dos países. A transmissão hereditária era normal, assim o poder se concentrava em poucas famílias e dinastias.
 Os nobres eram “parasitas” do Estado, pois o rei os sustentava, evitando conflitos com essa classe social. Durante o governo de Luis XIV, da França, foi construído o Palácio de Versalhes, que servia de moradia para a Nobreza. 
Na França e Inglaterra, o absolutismo sofre um atraso por consequência da Guerras dos Cem Anos e também guerras civis e religiosas que aconteceram após essa (religiosas na França e civis na Inglaterra).
Os teóricos  da época defendiam o absolutismo por meio de argumentos que iam desde “o poder dos monarcas era dado por Deus” até “os fins justificam os meios”. Os principais teóricos foram: Thomas Hobbes, Jacques Bossuet e Nicolau Maquiavel
 
b) Estabeleça uma relação entre o reinado de Luís XIV e o Absolutismo.

O Absolutismo e Luís XIV era o sistema político no qual se confere todo o poder a apenas um indivíduo ou a um grupo. 
Luís XIV declarou:
“o Estado sou eu”



Um comentário:

  1. Monarquia Absolutista,
    um rei muito egoísta.
    Monarquia Parlamentar,
    um só não pode governar.

    ResponderExcluir